Criado em 1950 por Berta Ávila de Melo (Bertinha) e Maria Teresa Pinto (Teresinha), O Lar da Criança abriu pela primeira vez as suas portas no dia 13 de outubro.
No início do ano letivo de 1952/53, O Lar da Criança deixa o seu lar original na Rua da Imprensa Nacional e reabre as suas portas na Rua Almeida Brandão, que ganha a dimensão e o perfil que ainda hoje possui.
Sempre inovador, O Lar da Criança pautou a sua atividade pedagógica pela busca da diversidade de saberes, estimulando a curiosidade e a criatividade dos seus alunos em tempos de aprendizagem formal e informal, permitindo-lhes, ao mesmo tempo, o usufruto do lazer e da brincadeira, indispensáveis ao bom desenvolvimento de qualquer criança.
A Escola sempre acreditou que o tempo de infância escolar tem de ser bom: feliz, capacitante, apetrechador de futuro, de saberes vastos. Sempre soube, pela sua permanente preocupação em se atualizar, de que há métodos e métodos. Hoje, somos uma escola direccionada para uma aprendizagem equilibrada, diversificada e determinada em desenvolver atitudes e competências académicas transversais. Os nossos alunos têm, principalmente, de ser felizes, sabendo o máximo possível de tudo. Mas também saber a importância da verdade e respeitar o outro, para que se tornem pessoas solidárias e capazes de compreender a diferença.
Na década de 90, Rita Ávila de Melo sucede a sua mãe Bertinha, prosseguindo as já adquiridas linhas fundamentais de orientação da escola. O Lar da Criança mantém, assim, a sua génese em constante actualização em virtude do progresso educativo. As crianças serão sempre o foco do nosso trabalho, com o objectivo de lhes conseguir proporcionar uma infância feliz e enriquecedora.
“Receive the children in reverence, educate them in love, and send them forth in freedom.”
“Recebam as crianças em reverência, eduquem-nas em amor, e lancem-nas em liberdade.”
Rudolph Steinert