Desde a sua fundação, em 1950, O Lar da Criança manteve-se fiel aos princípios que nortearam a sua criação, sabendo, no entanto, adaptar-se e atualizar-se, quando necessário, em virtude do avanço do tempo. Tal como no início, o ensino da Língua Materna continua a ter por base a Cartilha Maternal, de João de Deus, e as atividades curriculares mantêm as Artes Plásticas, a Expressão Musical e a Educação Física. Atualmente os nossos alunos aprendem, também, Inglês, Espanhol e Mandarim, tendo na nossa Escola o primeiro contacto com estes idiomas, que têm grande importância no Mundo de hoje, global e dinâmico. O ensino da Religião Católica é facultativo.
Em paralelo com todos os conteúdos que são lecionados, devidamente em cada ano, afirmamo-nos como uma Casa de Educação Integral, onde os valores como a verdade, a entreajuda, a autonomia ou o respeito pelo próximo e pelas suas opiniões, assim como o saber ouvir, ser paciente e compreensivo, entre outros, sobressaem todos os dias na forma de atuar com as crianças.
O desenvolvimento da sociedade atual exige princípios educativos que contribuem para a valorização das pessoas, para a eliminação das desigualdades sociais e para o Progresso Humano.
Entendemos o Currículo como projeto global, que inclui todas as experiências educativas em que o aluno está envolvido.
O nosso Projeto Curricular prevê educação individualizada e focada permanente para todos, onde os ritmos de cada um são respeitados, e as capacidades dos nossos alunos potenciadas. Respeitamos e fomentamos a diferenciação pedagógica no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, não deixando de promover o sucesso escolar e educativo.
Procuramos o desenvolvimento das competências dos alunos, considerando a formação numa perspetiva integral e integradora de conceitos, procedimentos e atitudes. É preocupação do Lar da Criança assegurar que o fazer e saber fazer, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano, sejam, equilibradamente inter-relacionadas. Estimulamos a curiosidade e a criatividade dos nossos alunos em tempos de aprendizagem formal e informal.
Valorizamos e potenciamos atitudes autónomas, tanto no trabalho e relacionamento com os alunos e entre alunos, como com os diferentes membros da comunidade. Focamo-nos no desenvolvimento de conhecimentos, aptidões, atitudes e valores que ajudam os alunos a integrar-se de modo capaz e critico no espaço escolar, e mais tarde na sociedade.
“Não há raças, nem credos, nem ideologias, nem meninos menos capazes, porque todos são alunos de O Lar da Criança” – Berta Ávila de Melo